sOMOS ESPECIALISTAS EM Saúde e segurança
do trabalho no ESocial

O e-social é a nova plataforma do Governo Federal, que unificou e informatizou as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias das empresas.
O eSocial é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e todas as empresas, sejam elas pequenas ou multinacionais que possuem ao menos 1 colaborador registrado pelas regras CLT precisam estar regularizados e seguir as regras relacionadas aos aspectos trabalhistas e previdenciários.
Aqui na Deseg, elaboramos todas as documentações exigidas pelo eSocial, como também enviamos as informações de SST para plataforma através do nosso software especializado.

quais OS Eventos obrigatórios de
Saúde e Segurança
do Trabalho?

S-2210 COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Evento utilizado para comunicar o acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais a CAT deve ser aberta e comunicada na plataforma até 24horas após o acidente ocorrido.

S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador
O evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas) durante todo o vínculo laboral com o declarante, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões. Todo ASO sendo ele admissional, demissional, retorno ao trabalho, periódico ou mudança de risco/função deve ser informado de maneira clara, correta e objetiva a plataforma.

S-2240 – CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – AGENTES NOCIVOS
Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho, indicando as condições de prestação de serviços do trabalhador, bem como, para informar a exposição aos fatores de riscos e o exercício das atividades descritos na Tabela 24 – Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial do eSocial.
O Ministério do Trabalho é um dos órgãos presentes nesta plataforma, com isto, as empresas estão obrigadas a realizarem o envio das informações de condições ambientais de trabalho, monitoramento da saúde do colaborador, bem como o comunicado de acidente de trabalho.

Meu contador pode enviar as informações de Segurança do Trabalho?

O envio de todos os eventos a plataforma do eSocial, sendo eles de SST ou informações contábeis, a responsabilidade é da empresa, porém cabe o entendimento de que cada área é responsável pelo seu trabalho, visto que, existem dados confidenciais, normas e procedimentos técnicos que somente cada área saberá desenvolver e enviar as informações corretas conforme exige a plataforma.
As informações para o envio dos eventos de SST são coletadas através dos programas e laudos obrigatórios de Saúde e Segurança do Trabalho aplicáveis para cada empresa.
Nós somos uma assessoria especializada em Saúde e Segurança do Trabalho. Contamos com um software para gestão completa do eSocial e também elaboramos toda documentação necessária e obrigatória para atender as mais variadas demandas das empresas.